Quais são os equipamentos necessários para os riscos inerentes do trabalho em altura?
Para cumprir os critérios da norma regulamentadora e preservar a saúde e bem-estar dos trabalhadores, devem ser utilizados os seguintes EPIs para trabalho em altura.
Quais são os equipamentos necessários para os riscos inerentes do trabalho em altura?
Para cumprir os critérios da norma regulamentadora e preservar a saúde e bem-estar dos trabalhadores, devem ser utilizados os seguintes EPIs para trabalho em altura.
Cinturão de segurança tipo paraquedista
É um sistema de proteção contra queda, constituído por um dispositivo preso ao corpo, destinado a deter queda.
Talabarte Contra Queda
Existem dois tipos de talabartes:
Talabarte Contra Queda I ou Y
É recomendado para trabalho em altura a fim de reter a queda do colaborador. Permite deslocamento horizontal e vertical em sistema de ancoragem.
Talabarte de Posicionamento
É indicado para trabalho de posicionamento onde seja necessário o uso das mãos livres.
Trava queda
Esse equipamento permite que o trabalhador tenha uma movimentação maior e mais precisa.
Sua finalidade é travar o cinturão para conter deslocamentos bruscos ou quedas. Existem dois tipos de trava queda:
Trava queda deslizante
É indicado para deslocamentos ao longo de uma linha de ancoragem, acompanhando o usuário sem exigir sua intervenção manual. Além disso, ele permite a movimentação vertical e bloqueia automaticamente sobre a linha e ancoragem, caso ocorra uma queda.
Trava queda retrátil
É indicado para o trabalho em altura onde é necessário o deslocamento vertical e horizontal. Oferece o recurso de travamento automático.
Equipamentos auxiliares
São equipamentos utilizados no trabalho de acesso por corda que complementam o cinturão tipo paraquedista, talabarte, trava queda e corda, tais como ascensores, descensores, conectores e polias.
Quais são os equipamentos necessários para os riscos adicionais do trabalho em altura?
Além dos EPIs próprios para esse tipo de atividade, existem outros indispensáveis para garantir a segurança do colaborador. Veja a seguir.
Capacete com jugular
Esse acessório protege a cabeça do colaborador contra impactos de objetos sobre o crânio e choques elétricos. No trabalho em altura, é crucial o uso com a jugular, pois evita que o capacete caia após um movimento brusco.
Óculos
São indicados para atividades com exposição à raios solares, projeção de partículas, luminosidade intensa, produtos químicos, radiações ultravioleta e/ou infravermelha.
Luvas
As luvas são essenciais para dar maior segurança durante o manuseio de equipamentos e ferramentas em altura, evitando lesões contra:
abrasões e perfurações;
agentes químicos e corrosivos;
choques elétricos;
intempéries (calor, frio e umidade);
lascas e farpas de madeira;
materiais cortantes.
Calçados de segurança
Os calçados de couro com biqueira de aço ou composite, dependendo da tarefa, protegem os pés contra colisão frontal, queda de objetos e perfurações. Além disso, dão maior aderência, prevenindo eventuais derrapagens e torções.