QUAIS SÃO OS TIPOS DE TALABARTE?
Para a realização de um trabalho em altura, a legislação aponta uma lista de cuidados essenciais de segurança. Além da capacitação do funcionário, existe uma série de equipamentos específicos que evitam quedas e diminuem os riscos desse tipo de ativi
O QUE É UM TALABARTE?
Especialmente formatado para dar total proteção ao trabalhador que realiza atividades em altura, o talabarte conecta o cinto de segurança ao ponto de ancoragem. Dessa forma, mantém o trabalhador interligado ao local que está realizando o serviço.
Existem 3 tipos de talabartes: Simples, Duplo e de Posicionamento. A seguir iremos explicar as funcionalidades e para que são usados cada um desses tipos:
SIMPLES:
O modelo mais comum de talabarte conta com apenas um ponto de ancoragem. Sendo assim, funciona muito bem em momentos onde é necessário que o funcionário se prenda antes de ficar exposto a uma situação de risco por altura.
Porém, vale ressaltar que esse tipo de talabarte não é indicado como item de segurança em qualquer situação. Quem trabalha em andaimes, por exemplo, deve utilizar um talabarte duplo para que possa se locomover com toda a segurança.
DUPLO
Já o talabarte duplo é um produto extremamente necessário para diversos trabalhos em altura. Com uma ancoragem para conexão a um cinto especial e dois ganchos para ancoragem, esse equipamento protege a coluna do trabalhador ao amenizar o impacto de quedas violentas.
O mais indicado é que o talabarte duplo com cinto de segurança seja utilizado em mais de um ponto de conexão, pois – necessariamente – a conexão não deve ser feita nas costas do cinturão, mas sim na parte frontal.
Nesse contexto, vale ainda ressaltar que o talabarte duplo se destaca porque torna possível a movimentação do funcionário, mesmo enquanto ele está ligado ao dispositivo de ancoragem.
POSICIONAMENTO
Por fim, o talabarte de posicionamento – como o próprio nome indica – funciona como um instrumento de posicionamento durante o trabalho em altura. Sendo assim, ele é utilizado pelo colaborador para seu conforto durante as atividades.
Um profissional que limpa vidros, por exemplo, precisa usar as duas mãos e necessariamente deve estar numa posição favorável, que não traga prejuízos ao corpo e que permita a eficiência da limpeza.
Este acessório deve ser utilizado com um modelo de cinto que conte com um ponto de conexão na parte abdominal. Vale ainda lembrar que o trava-quedas também é um importante equipamento nesse processo.